Image Map

25 de março de 2013

Provençal dos pés à cabeça

Hoje, eu resolvi falar um pouco de decoração, sempre fui apaixonada por um determinado "estilo" de ambiente, de lar, mas não sabia ao certo qual era, só olhava peças envelhecidas de madeira branca, louças, objetos com estampas suaves e ficava boba. Então resolvi pesquisar e finalmente descobri o nome da minha paixão : Estilo Provence, mais conhecido como provençal.

O estilo provençal surgiu em meados do séc XVI na França, onde o luxo e sofisticação eram essenciais para o reinado daquela época. A grandiosidade era tamanha que aos poucos a "febre provence" foi se espalhando até chegar aos campos de lavanda, porém esse tipo de decoração não era acessível a população que decidiu criar sua própria versão "rural". Marceneiros e carpinteiros pintavam móveis de madeira envelhecida com uma mistura de gesso e tinta para parecer novo, mas com tempo acabava desgastando e evidenciando o velho da madeira.



De acordo com a Beaba da Casa Nova hoje em dia esse tipo de estilo foi distorcido. Agora, associado ao romantismo e ao conforto se distancia cada vez mais do original de Provença, na França.

Tons suaves de "Candy Color" (verde menta, rosa bebê, azul bem suave, e lavanda) são predominantes, assim como acabamentos estampados de flores ou listras.

Sabby Chic é a versão mais sofisticada e romântica do provence, criado pela americana Rachel Ashwell, é a combinação perfeita de velas, louças decoradas, rendas, flores, madeira desgastada e muito, mais muito branco.

Detalhes que relembram o campo, o aconchego, e a elegância dos lares de antigamente.

E, agora o Provençal está fazendo a cabeça nos famosos casamentos ao ar livre, cheios de hortênsias, cravos, lavandas, velas, candelabros, sofisticando ainda mais o ambiente matrimonial.


Meus mimos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário